Palestrantes e palestras

Conferências magistrais

• Rebeca Rosengaus: Prof. Rebeca Rosengaus é filiada à Northeastern University nos EUA. Sua pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que podem ter influenciado na evolução da socialidade em cupins. Ela levantou a hipótese de que patógenos e/ou parasitas podem ter desempenhado importantes pressões seletivas que favoreceram a evolução de sociedades complexas de insetos.
  • David Sillam-Dussès: Dr. Sillam-Dussès é filiado ao Laboratoire d’Ethologie Expérimentale et Comparée, Univ. Paris 13 e ao IEES-Paris (Institute of Ecology and Environmental Sciences of Paris), onde realiza suas pesquisas com enfoque nas estratégias reprodutivas, estratégias defensivas, evolução, estrutura e função de glândulas e, principalmente, comunicação química de cupins.
  • Octavio Miramontes VidalDr. Miramontes é filiado ao Departamento de Física e Centro de Ciências da Complexidade (C3) na Universidade Nacional Autônoma do México. Sua pesquisa se concentra nos fenômenos emergentes em sistemas vivos, utilizando como base a teoria de sistemas complexos. Os estudos sobre cupins do Prof. Miramontes revelaram o fenômeno de facilitação social e estratégias de exploração espacial altamente sofisticadas que são comuns à matéria não-viva.
  • Theodore Evans: Dr. Evans é filiado à Escola de Biologia Animal na Universidade da Austrália Ocidental. Sua pesquisa tem enfoque na evolução e ecologia da socialidade (especialmente em insetos e aranhas), abordando as seguintes questões: como as baratas solitárias se desenvolveram em cupins sociais? O que levou a diversificação subsequente de cupins em vários nichos? Como coexistem tantas espécies com necessidades semelhantes? E como os cupins afetam o crescimento das plantas através de seus papéis como engenheiros de ecossistemas?

Aulas magnas

• Alexandre Vasconcellos (confirmada) Conservação da Caatinga: uma nova proposta utilizando os térmitas como modelo. Dr. Alexandre Vasconcellos é filiado ao Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve projetos sobre a ecologia e biogeografia de cupins, ecologia de solos e ecologia da decomposição.
  • Ana Maria Costa Leonardo (confirmada) Cupins: fisiologia alimentar e uso como alvo e modelo em biotecnologia. Dra. Ana Maria Costa Leonardo é filiada ao Departamento de Biologia e ao Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde realiza suas pesquisas com enfoque na morfologia de glândulas exócrinas, reprodução e comportamento de forrageamento de cupins
  • Carlos Schaefer (confirmada) Cupins, solos tropicais e subsolos: origens entrelaçadas. Dr. Schaefer é filiado ao Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, ministrando cursos na área de Pedologia, Geomorfologia e Ecologia da paisagem. Possui experiência na área de Ciência do Solo, Vegetação de Alta Montanha e Antártica, Ecologia da Paisagem e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia de Solos, Ecologia e Criossolos da Antártica, Quimica de Solos, Geomorfologia Periglacial, Micromorfologia de Solos, Relação Solo-Vegetação, Solos Arqueológicos, Ecologia e Solos de Ilhas Oceânicas Brasileiras, Manejo de solos, Etnopedologia e Solos da Amazônia (ênfase em Roraima e Acre). Foi indicado por seu departamento para receber a Medalha de Mérito em Pesquisa P.H. ROLFS em 2008, 2009 e 2010.
  • Letícia Paiva (confirmada) Física do Forrageamento. Dr. Letícia Paiva é filiada ao Departamento de Física e Matemática na Universidade Federal de São João del-Rei.  Desenvolve pesquisas na área de sistemas complexos, física estatística e física biológica, focando na auto-organização e padrões de movimento em forrageamento e ecologia de cupins.
  • Og DeSouza (confirmada) Macro-simbioses em ninhos de cupim. Dr. Og DeSouza é filiado à Universidade Federal de Viçosa, onde desenvolve pesquisas sobre ecologia comportamental de cupins, abrengendo os temas: inquilinismo, comportamento social auto-organizado e forrageamento.